segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Barca Velha é no "Café Alentejo"!


Caras amigas e amigos, quero partilhar convosco um dos momentos da minha passagem pelo Alentejo. No sábado à noite fomos jantar a Évora, ao restaurante "Café Alentejano", situado junto à famosa Praça do Geraldo. A decoração, de muito bom gosto, resulta da fusão perfeita entre elementos clássicos, típicos e modernos. A luminosidade é muito agradável e as mesas estão bem dispostas no espaço. Apresenta zona de fumadores e não fumadores. As entradas são variadas e a selecção de queijos é muito boa. Os pratos são muito bem confeccionados, bem servidos e os preços muito correctos, cerca de 20 euros por pessoa, entradas, prato, água, pão, tábua de queijos – em vez de sobremesas – e cafés. Um belo local, com um agradável ambiente e uma excelente localização. Para nós esta não seria a melhor surpresa da noite.

Pedimos as entradas, os pratos e a carta de vinhos. O leque de opções é vasto, variado e apresentado de forma organizada. Até aqui nada de mais. Os preços são um pouco mais baratos do que o normal para este género de restaurante. Aqui, é perfeitamente possível beber um vinho de qualidade média sem sentir que estamos a ser "depenados".

A ideia era pedir um "Alentejano" – Em Évora sê Éborense! – pensava eu. Contudo, continuei a "mirar" a carta, queria perceber até onde ia a capacidade deste restaurante me surpreender. "Mirei" para lá, "mirei" para cá, os meus olhos não queriam acreditar no que estavam a ver! Para alguns pode parecer estranho, mas encontrar um restaurante que nos oferece a possibilidade de beber um Barca Velha de 99 por 150 euros não é coisa fácil. Não hesitei um segundo! Confirmei se o preço estava correcto. Depois de confirmar que era mesmo aquele valor, lá pedi a garrafa. Já no copo, revelou-nos porque é considerado um grande, grande vinho Português. Pena foi que a garrafa não tivesse sido aberta um par de horas mais cedo. Muito mais nos revelaria!