sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bétula 2008 – Branco


Bétula é um vinho que por ser produzido com uvas das castas Cabernet Sauvignon Blanc e Viogner – cada uma com 50% do lote – tem a denominação de regional duriense. A produtora deste novo vinho é Catarina Montenegro, a quem quero endereçar um agradecimento especial pelas amostras enviadas para prova, e o trabalho enológico de Francisco Montenegro.

Fermentação lenta a baixa temperatura com metade do lote a estagiar em barricas de carvalho francês com batonnage semanal.

No copo, apresenta um dourado ligeiro. Quando visto em contraluz é quase transparente, com algumas nuances esverdeadas. O nariz está discreto, dividido entre notas citrinas e tropicais. Madeira tão integrada que nem se dá por ela. A boca confirma o nariz, dando ainda maior expressão à fruta madura citrina e tropical. Muito suave, equilibrado e ceroso. Acidez perfeita e álcool discreto fazem deste um vinho verdadeiramente diferente. É na boca que se destaca o trabalho da madeira, dela nasce um vinho arredondado, sedoso e longo. Belo vinho!

Produção: 3000 garrafas

Preço: 12 a 15 euros (preço justo para a qualidade do vinho e pela dignidade que a garrafa lhe confere)

Os meus parabéns à produtora Catarina Montenegro e ao enólogo Francisco Montenegro!